Saturday, August 8, 2009

Qual o problema?

Ando um pouco revoltada com essa historia de que o melhor mesmo é ter um parto natural! Essa semana li 3 diferentes relatos de parto, todos partos cesareanos por necessidade e as meninas relataram como se fosse um momento de sofrimento e angustia.

Eu acho que isso é um pouco de hipocrisia, pois todo mundo agora pensa que é regra ter parto normal e amamentar o bebe exclusivamente até os 6 meses no peito. Eu amamentarei ate quando meu bebe quiser mas cada mae sabe das suas limitacoes e dificuldades.

Come on, uma menina chegou a dizer que foi a maior tristeza da vida dela quando se viu deitada em posicao de "Jesus Cristo" naquela sala fria com um pano na sua cara.

Eu acho que nos temos é mais que agradecer que podemos ter uma cesarea caso nao possamos ter um parto normal, que a ciencia possa nos ajudar com pessoas preparadas para isso.

Nao sou ativista de nenhum tipo de parto, sou a favor do parto onde tanto a mae quanto o bebe terminam bem e saudaveis. Onde todo mundo "sai" feliz.

E qual o problema se a cesarea for ou foi eletiva? E dai?! O corpo é seu, a decisao é sua se quer sofrer antes ou depois. Facil nao é mesmo. Quer moleza, empurra bebado na descida!

Eu tambem tive um parto cesareano, por conta de uma pre-eclampsia com 38 semanas de gestacao e nao tive muita opcao. Levando se em consideracao que tampoco tive dilatacao alguma (entrei em trabalho de parto no dia da cesarea) foi muito emocionante o momento que ouvi o berreiro do Gianluca saindo de dentro de mim, isso mesmo, gritou forte quando foi puxado, mesmo sendo um bebe de parto cesareano.

Quando engravidei tudo comecou a passar pela minha cabeca e entre em panico porque logo comecei a pensar no parto, como tudo isso iria ser, natural ou nao? Como eu iria enfrentar e uma tia me disse a seguinte frase: "Independente de cesarea ou parto natural, esse sera um momento unico e o mais lindo da sua vida, o momento que ficara para sempre na sua mente, o seu encontro com o seu filho."

E foi mesmo, foi lindo, foi otimo e o pos cirurgico foi duro, pensei que meu corpo fosse separar no meio e que a parte de baixo cairia no chao, mas tudo valeu a pena, cada momento, cada anestesia e cada pontada que senti quando me movimentei rapido demais ou me esforcei da maneira que nao devia.

Hoje olho no espelho aquela longa linha no meu ventre e penso que aquilo foi um dos momentos mais importantes e lindos da minha vida, foi por ali onde saiu a pessoa que mais amo nesse mundo, essa cicatriz significa para mim o meu amadurecimento como mulher e o perfeito entendimento da minha razao de viver.

Eu passaria por tudo de novo....



12 comments:

Pri said...

Eu tive os 3 de cesárea. Do João eu me preparei MUITO para um parto normal. Não tive dilatação, fiquei um monte no hospital e com muita dor. Não me arrependo de ter pedido por uma cesárea. Da Alice e da Clara eu optei por cesárea. A única coisa que me deixa triste é que eu NUNCA vou saber a sensação de ter um filho por parto normal, pq eu adoro experimentar de tudo nessa vida.
Agora, quanto a apoiar o parto, eu apóio a decisão de cada um.
Até da minha amiga hippie que tem cada ideia de loucooo. Vou te contar... kkkkk

Cris said...
This comment has been removed by the author.
Cris said...

Flor, eu tive duas cesáreas eletivas. Nunca entrei em trabalho de parto, sequer. Por N razões, nunca cogitei parto natural pra mim, nas épocas em que engravidei. Foram os momentos mais lindos da minha vida.
Mas, como a Pri disse acima, eu tb quero experimentar de tdo nessa vida, tentarei um parto normal (natural), mas jamais ele será um divisor de águas na minha vida. Os meus 3 partos serão igualmente mágicos, caso eu consiga, claro.
Tb sou a favor, sempre fui, que cada um escolhe o melhor pra si e ponto. Me emociono com relatos de parto normal, de cesárea, natural.
Enfim, acho que a via nunca será mais importante que o nascimento em si, o primeiro encontro, o toque dos corpos, a magia do desconhecido.
Enfim... Cê tá certa, linda!
Beijos!
Perdão, apaguei o comment acima.Tinha erros demais.

***... Nana e Nenê ...*** said...

Concordo com vc.. Participo de uns grupos no orkut e email e fico quieta no meu canto quando aparecem esse tipo de comentário... Acho um saco isso..
Onde tá escrito q pra ser MÃE tem q parir de cócoras e sem anestesia? Q tem q amamentar até os 2 anos de idade? Q tem q parar de trabalhar e viver em função do filho?
Acho que tem muito parto normal anormal, bem como o contrário...
Acredito que o melhor a se fazer nesses casos é ouvido de mercador... Igual meu lance do peito com a Giullia.. Se vc escuta algumas pessoas falando, até parece q fiz de sacanagem pra deixar a menina com fome...
Mas enfim.. Prefiro ser feliz a ter razão... Larga esse povo besta pra lá...
Nossos filhos são os mais lindos e amados!!! hahahaha
Bjokas

Daniely said...

Discordo de voce, lindona.
Nao creio que todo mundo ache que eh regra ter parto normal, mas as pessoas passaram a fazer escolhas mais conscientes, ou seja, nao ha nenhum problema e sim passou a se existir conscientizacao da populacao. Com a informacao ai pra quem quiser ler, gracas a internet, eh muito mais comum agora que as pessoas passem a pesquisar antes de tomar qualquer decisao importante em sua vida, tais como qual tipo de parto escolher e amamentar exclusivamente ate os 06 meses.
O grande problema eh que esquecem que a gravidez eh uma caixinha de surpresas e como tudo vai terminar, so Deus sabe... deve-se estar preparada pra tudo, incluindo uma cesarea quando necessaria e isso eh valido tambem pras dificuldades que surgem no inicio da amamentacao, pois na teoria eh tudo lindo, poetico e facil... ja na pratica, eh um exercicio de paciencia e determinacao.
Quanto a forma com que as maes que passaram por cesareas necessarias se expressarem, vale pesar que na maioria das vezes essa sensacao de sofrimento e angustia eh justamente por nao terem se preparado pra caso uma cesarea fosse necessaria. Muitas mulheres chegam ate a ter depressao pos-parto por conta disso, eh algo muito delicado mesmo... e mais comum do que voce imagina! por isso que acho que por mais que se queira um parto normal, deve-se estar com a cabeca aberta pra nao se frustrar.
Eu sou contra todo e qualquer radicalismo e respeito a decisao de cada um. Porem, pra mim, eh algo totalmente sem sentido passar por uma cirurgia de grande porte sem necessidade, jamais faria isso, ainda mais consciente dos riscos e em como isso impactaria na vida do meu filho. Dou gracas a Deus por a cesarea existir pra casos como o nascimento do Gabriel, em que ela salva vidas.
Acho que o mais importante eh a mae se informar das vantagens e desvantagens pra tomar a decisao mais acertada e isso eh da chegada do filho a criacao.
Beijos

Daniely said...

desculpa os erros de portugues, correria kkkkkkkkkk
e so pra completar: eh patetico essas confusoes no orkut por conta do radicalismo com relacao a via de parto... cada um deveria cuidar mais da propria vida.
beijos

Unknown said...

Esses discussoes de parto normal x cesarea sao super antigas no Orkut. Confesso que assim que entrei, gravida do Pedro, fiquei super chocada com coisas que eu lia. O Pedro nasceu de uma cesarea eletiva, apesar d'eu ter dado entrada no hospital com 7 cm de dilatacao, na cara do gol! Eu lutei com todas as forcas para ter cesarea nos EUA, coisa que aqui vc sabe que eles tentam o normal primeiro e raramente partem para a cesarea sem indicacao. Vc se sente bem com a sua cesarea porque ela foi realmente necessarea. Vc acompanhou tudo e sabe que pre-eclampsia eh serio. No meu caso, eu quis. O que acontece com essas mulheres que ficam frustradas eh que elas idealizam pra caramba a hora do parto e nem sequer cogitam uma cesarea. Ai, a cesarea acontece e elas ficam tristes. Eu aposto que esses relatos de mulheres frustadas foram por cesareas que aconteceram no Brasil, nao eh? Infelizmente, no Brasil, ter um parto normal (natural ou com intervencoes) eh uma luta descomunal. Geralmente, a mulher fica frustrada por uma sensacao de impotencia de nao ter impedido (nem sempre ela pode) e por saber que o obstetra a enganou durante todo o pre-natal. Sabia que tem obestetras no Brasil que prometem um PN natural durante os 9 meses, alimenta sonhos na mulher, e chega na hora H, inventa uma coisa para fazer cesarea? E vespera de feriado e datas comemorativas, entao? Por exemplo: cordao enrolado no pescoco nao eh motivo para cesarea, mas no Brasil, os obstetras sabem de cor o conto do "cordao assassino." Eh aquela coisa: a mulher esta la, com 40 semanas de gravidez e o medico diz: "Mae, seu bebe ta em sofrimento porque o cordao ta enrolado no pescoco." Qual a mae que nao vai dizer: "Doutor, tira a agora, ate se o sr tiver que abrir a minha cabeca para tirar o bebe." Sem falar nos contos do bebe grande demais que vai alargar a vagina. Eu sou prova viva de que isso nao acontece. Filipe nasceu com mais de 4kg e a perereca esta bem, obrigada.
Outra razao para os medicos enganarem as maes eh a parte financeira: eles nao ganham para esperar o trabalho de parto que pode durar horas e ate dias. Ganham pelo parto em si. Ja as cesareas sao rapidas e eles podem fazer 6 ou 7 por dia. Para mim o parto normal foi melhor na recuperacao. Eu tinha o Pedro em casa para cuidar. Naquele momento, ele perdia o trono de filho unico e se eu estivesse no estado em que estive no pos-operatorio da cesarea, teria sido dificil. Se eu nao tivesse conseguido o PN na segunda gravidez, eu teria ficado frustrada tb, mas nao chegaria ao ponto do drama de comparar a Jesus Cristo e afins. kkkkkk Claro que o momento do nascimento do Pedro, por cesarea, foi magico. Putz, ele foi meu primeiro filho e me ensinou a ser mae.

Agora, se a cesarea eh opcao consciente da mae, nada tenho a ver com isso tb. Eu nao faria mais uma cesarea eletiva, mas o que as outras fazem da vida, o tipo de via de nascimento que escolhem, nao eh da minha conta.

Beijos.

Ju

P.S: Eh pq vc ainda nao viu a mulherada que diz que parto bom eh soh em casa, nada de hospital. Huahauahauahauah Depois te passo uns topicos.

Unknown said...

Quem diz que parto normal nao eh um divisor de aguas na vida realmente nao passou por ele. Ele nao faz com que a cesarea seja menos importante, mas vc passa a entender o que o seu corpo eh capaz. Quem diz isso realmente nao pariu e morre de inveja e vontade kkkkkkkkk Sera que vai desmaiar de panico e dor?

Priscila P. Bergamini said...

Quando fui ter o meu primeiro filho, não pude ter parto normal. O bebe não estava encaixado (estava sentado) e minha médica me aconselhou a cesárea, porque se tentassemos o normal, seria muito sofrido para mim e para o bebe. Não tive grandes dores, nem me senti incompleta e nem nada disso. Foi lindo. Quando fui ter o segundo bebe esse ano, ele estava encaixado, já estava com começo de dilatação, mas mesmo assim preferi a cesárea... Era uma experiencia que eu já conhecia, eu sabia que não seria nada de anormal, nem nada sofrido. E hoje, com toda a certeza, se um dia eu resolver ter o terceiro bebe, com certeza vai ser por meio de cesárea. Sem crise nenhuma!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) said...

Oi kelly!!!

Vc tem TODA razão no que escreveu!
Eu queria tentar normal, mas minha bolsa estourou com 35 semanas e Davi veio de uma cesária, bastante tranquila e feliz por sinal!
Viva a liberdade de escolha, que nós brasileiras temos!
Que aconteça sempre o que for melhor para a mãe e pro Bebê, esse foco nós não podemos perder. O mesmo vale pra amamentação.

Mandou mto bem! Beijos pra vc e pro Giani

Unknown said...

Bom dia minha querida,

Concordo plenamento com vc. As pessoas idealizam demais e perdem o foco do que é realmente importante que é o filho nascer saudavel e que o parto corra bem.

Ás pessoas são ignorantes e não formam opinião, elas ouvem e aceitam como a verdade, não tem senso critico, não analisam as várias possibilidades.

Alguém disse que parto normal é o melhor porque foi bom para aquela pessoa e isso nao quer dizer que será bom pra todas.

Tudo é muito relativo e cada caso é um caso mas as pessoas não pensam assim.

Tive 2 cesareas e se tivesse mais filhos com certeza nasceriam de cesareanas porque não vejo beleza e nem romantismo em sofrer feito uma vaca, pra parir.

Beijos e se cuida

Tia Doddo

Prof. said...

Concordo em tudo com vc!
Ana LEticia