Thursday, October 15, 2009

Consulta do 5 mes e a nova pediatra!

Para tudo! Nada de solidos! Quem te mandou fazer isso?

Essa foi a frase que a nova pediatra me disse e a pergunta que me fez quando começamos conversando sobre o Gianluca.

Quando Gianluca nasceu, as emoçoes eram tantas que fiz tudo exceto escolher um pediatra para ele. No hospital me indicaram o pediatra de plantao e como ele foi muito doce e gentil continuamos visitando o nos meses seguintes.

Acontece que aquele médico tem um time de latinas que trabalha para ele que sao muito ruins de serviço. Dois dias de consulta, fomos até o consultorio e o médico tinha saido para uma emergencia e nao voltaria na parte da tarde, resultado? Perdemos viagem e ninguem avisou com antecedencia.

Nunca ligavam um dia anterior para confirmar a data da consulta (pode ser besteira, mas eu que depois de virar mae passei a ter uma memoria bem fraca, acho consideravel esse tipo de tratamento).

A gota d’agua foi que um dia precisamos visitar o médico em outro consultorio (ele tem 3 locaçoes diferentes) e eu paguei a consulta em cash mas de boba que sou, a menina nao me deu recibo e eu também nao pedi, fui embora e quando voltei no mes seguinte tinha uma cobrança la da ultima visita. A sorte é que reconheci a vagabunda que embolsou o dinheiro e deixou em aberto uma cobrança para mim e provei por A + B que tinha pago e o assulto foi resolvido. TEM BASE? O Oscar queria me comer viva.

Até que o dia que o Gianluca resfriou ligamos no final de semana e alguém que nao era o médico ligou de volta se passando por ele. Nem sabia quem era Gianluca. Ficamos p* da vida e resolvemos que la nao voltariamos mais.

Fui a caça de outro pediatra e encontrei uma brasileira que atende perto da minha casa. Marquei uma consulta, mas descobri que ela esta gravida (logo tera o nenem) e nao deu para me atender no dia porque se sentiu mal. EU TENHO UMA SORTE!!!

Voltamos para o médico de sempre pois precisavamos fazer o check up do 4 mes e ele me deu as recomendaçoes para a introducao dos solidos no 4 mes do bebe. Me disse que Gianluca era um bebe grande, forte, saudavel e que provavelmete estaria pronto para as comidinhas.

Eu fiquei super entusiasmada e apesar de apenas amamenta-lo exclusivamente, estava exausta de ter que acordar 3 vezes por noite para amamenta-lo. Ainda assim bati o pé na primeira semana e continuei a amamentacao, até que teve uma noite que ele acordou de 1.5 hora em 1.5 para mamar e por inexperiencia introduzi os solidos na manha seguinte achando que meu leite ja nao era suficiente. Apenas 50 grs por dia como o médico indicou, assim fiz.

Nao posso negar que tudo estava indo muito bem, Gianluca muito bom de colher, comeu sem reclamar o que lhe foi servido (poucas quantidades e opcoes) mas comeu e nao achou nada ruim. Seu sono nao mudou nada e continuou a acordar de 4 em 4 horas para mamar.

Hoje conversando com a nova pediatra entao, ela mencionou o salto de desenvolvimento do Gianluca que ocorreu durante o 4 mes e por isso aquele nenem grudadinho na mamae, dengoso, comendo mal, dormindo mal e mamando mais... Engracado que falei com a Dany ontem sobre isso, ela fez um post explicativo e tudo sobre esse tema. Passa la, vale a pena.

Pois o que a pediatra fez foi pedir que eu pare com a frutinha de manha e o almoço no meio do dia. Como ainda nao introduzi sucos, disse que nao o faça e que nao é necessario dar agua e que apenas o amamente em livre demanda até o mes que vem e me passou a seguinte tabela:

6 Meses - Baby Cereal (Mingau de leite com cereal de arroz) & Agua
7 Meses - Legumes
8 Meses – Frutas & Sucos
9 Meses – Carne

Eu gostei muito dessa nova pediatra, ela é chinesa ja bem americanizada, a achei super atenciosa, nos atendeu com Gianluca no colo, fez varios elogios e me pediu que por favor o amamente até seu primeiro ano de vida, que vivo numa terra onde te deixam latas de formula na porta como brinde, mas que se tenho leite materno que tome vantagem disso e amamente meu filho. “Doutora, eu nao penso em desmama-lo antes de 1 ano.”

Fiquei tao confusa a principio. Ela me disse que nao vai me obrigar a seguir essa risca, mas que esse é o certo. O filho é meu e eu faço o que achar melhor, mas que ela me da a informaçao do que é correto. Nos deu uma aula praticamente e ficamos esclarecidos. Mas no Brasil sei que é diferente, nao é?

Pois bem, cortei sua frutinha de manha (ele fica esperando sua bananinha, tadinho) e ja deixei o almoco para la. Ele que é muito apaixonado na sua teta, nao esta nem ai e eu que ja estou seca, nao sei onde vou parar, mas a saude dele é mais importante e eu respeito isso, se é para ser Barbie, magrela com muita teta eu serei.

Bom, ele ainda tomou 2 vacinas, se portou como maxu do jeito que é e nao chorou, deu um grito forte e so, ainda saiu do consultorio distribuindo sorrisos e esbanajando simpatia. As enfermeiras se apaixonaram e eu sai chorando por ele por causa das vacinas. Ai, como mae sofre!
Para quem provou alguma coisinha diferente nessas 4 semanas, tera que esperar mais 4 para começarmos tudo de novo. E assim sera.

Bom, ainda tenho que correr atras da fantasia do Giani e esse final de semana farei isso.

Beijos e até logo.
Kel

7 comments:

***... Nana e Nenê ...*** said...

Ó... Pra falar a verdade... Eu achei estranho quando vc começou a dar papinha pro Giani... Mas como vc disse que o médico tinha liberado fiquei quieta... A orientação aqui tbm é pra amamentar exclusivo até os 6 meses, nem água precisa dar... Já li que depois dos 6 meses passamos a introduzir outros alimentos pq a gente já não consegue suprir sozinhas toda a demanda de vitaminas e etc que o bb precisa... No caso da Giullia, a pedi adiantou 2 meses pq no caso ela não mama no peito mais desde os 2 meses e meio, né? Mas ela liberou assim suquinho de manhã... E depois de 1 semana, frutinha a tarde... Acho que na consulta de 5 meses ela deve liberar papinha salgada de almoço só...
Eu sou da opinião que se tem leite tem mais é que dar mesmo... Quer coisa mais boa que essa? Além do prazer de ter o bb juntinho, vc não gasta nada e ainda emagreeeece??? hahahahahaha
Acho que vc deve voltar com a rotina de antes só se Giani sentir muuuuuuito... Mas acho que com um dia ou dois ele já vai ter esquecido... Enfim... È isso.. rs

E esse pediatra aí é totalmente sem noção, hein?? Affff

Bjokas

Cris said...

Kelly, qnd vc disse que tava dando papinhas achei que o peito não era exclusivo, por isso achei normal, até.
A pediatra dos meus é a favor do aleitamento exclusivo em livre demanda, Luana mamou até o 6 meses só peitao, e depois ate os 13 meses quando ela perdeu o interesse. Já Lucas, foi uma montanha russa, até os 3 meses e 1/2, porque o refluxo dele era acentuado demai, tivemos que entrar com outro leite combinado, ele começou a papar com 4, começando com frutas e cereais, e depois com 5, salgadas, se nao me engano.
Achei a postura dessa nova pediatra bem legal, que bom que tu achou uma pessoa atenciosa agora!
e affe, a postura do médico anterior, terrível, né? Mandar alguém ligar, como se fosse ele?
Bem que fez mudar, mudou pra melhor!! :)

Beijos, querida!!

Pri said...

Olha Kelly, péssimos profissionais tem de monte. Ai, aqui, lá... O primeiro pediatra do João, foi indicação da minha cunhada, e pq a (atual) médica que eu queria estava de férias. Ele foi uma vez. O pedi quase não olhou para ele e nem para mim. E foi sorte pq quando minha cunhada precisou o médico a deixou na mão. Ela recorreu a minha que foi de boa vontade atender o paciente que nem dela era de final de semana.
Ela só liberou sucos e frutas pro João com 7 meses pq ele era grande (mas nem tanto) como o Giani. Da Alice foi com 6 meses e da Clara com 5 pq preciso operar João bem rápido e é melhor dar frutas e almoço do que LA um dia inteiro!!!
Enfim, ainda bem que vc encontrou alguém que goste e que ela te de paz e segurança. Que o o Giani continue te deixando uma Barbie linda e que ele continue super saudável!!

Daniely said...

Que bom que encontrou uma profissional competente e confesso que adorei o que ela falou!
Eh por ter tanto medico incompetente no mundo que mesmo o pediatra do Biel sendo bom, eu sempre procuro me informar e ler bastante, assim tomo as decisoes que achar melhor, apos debater com ele o meu ponto de vista.
Achei estranho, quando voce introduziu as papinhas aos 4 meses, mas como tem muita gente que faz isso no Brasil, achei que tinha sido escolha consciente sua. No meu blog tem um post sobre a introducao de solidos (por Dr Gonzalez), depois da uma olhadinha no arquivo,ok?
Beijoooos

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) said...

Oi Kelly!
Cada pediatra diz uma coisa e nós mamães de primeira viagem acabamos super confusas!
Leite materno é o alimento ideal para os bebes até 6 meses. Se vc tem leite e não trabalha, acho que deve manter assim.
No meu caso eu tive que desmama-lo pq voltei a trabalhar quando ele tinha 4 meses e por isso tive que inserir os solidos.
A minha pediatra não gosta de mingau. Disse pra começar com frutas e sucos, depois com papainhas salgadas e só depois massas e carnes. Vai entender, né?
O importante é que vc encontrou uma boa pediatra e vai seguir seus conselhos!
Boa sorte pra vcs dois nesse recomeço!
Um beijo enorme da Nanda e do Davi

Vivian said...

oi flor, por aqui tbem estamos bem mal de pediatras, estou com tanta raiva que penso em nao ir mais nas consultas, aliás, Adriel completou 30 dias e eu ainda nao o levei na consulta...
Sobre alimentaçao com 4 meses, eu tenho visto alguns médicos dando essa orientaçao, mas pelo que sei, o sistema digestivo só está completamente formado aos 6 meses, por isso que nao devemos dar outro tipo de alimento antes disso

bjks

Adriana said...

Obrigado Kelly pela visita, acompanho muito o desenvolvimento do seu filhote que por sinal e lindo...E não se preocupe que eu sou real...uma mulher comum com 3 filhos, com defeitos e qualidades....mas muito real. Um beijinho carinhosos carregado de energias positivas