Monday, February 8, 2010

A arte de ninar

Ja sei que a teoria do "adormecer sozinho" no berco é a mais indicada, mas quem nao gosta de ninar um filho?

Hoje enquanto colocava Gianluca para dormir (sim, eu faco isso todas a noites) pensava nesse post. Como sou contra a teoria de deixar filho chorando por longos minutos e as vezes por horas ate adormecer de cansaco. Que tipo de ensinamento é esse? Criar um homem frio nao faz parte dos meus planos de vida para meu principe.

Desde que ele era pequenino, que sofria de colicas todas as noites, eu cantava e ninava meu pequeno para faze-lo sentir se melhor.

Alias, desde que comecei a montar seu quartinho escolhi a cadeira de balanco mais gostosa, sabe para que? Para embalar meu pequeno nos bracos, balancar e cantar para ele.

Entao, voltando a nossa rotina, eu li muito que os bebes devem aprender a adormecer sozinhos para que consequentemente parem de acordar a noite e durmam mais horas seguidas, mas nao consegui faze-lo.

Nao sou ativista de nenhuma atividade ou comportamente, alias quem sou eu para fazer tal coisa, apenas sou mae, sou humana, fora do meu pais, onde aprendi ser mae e adquiri experiencia sozinha.

Papai da o banho e o jantar, mamae leva pro quarto, aconchega o bebe no colo, oferece o peito e canta suave com voz de passarinho, ele toca meu rosto, sorri mesmo com a boquinha grudada no peito, toco seus cabelinhos e a pele macia do rostinho tao angelical.

Aos prontos ele vai fechando os olhinhos, troco o peito pela chupetinha e ele segura firme na minha mao, continuo cantando bem suave para que minha voz nao atrapalhe seu sono.

Entao ouco um suspiro forte e ele solta minha mao, eu o coloco deitadinho no seu berco, o abencou com um nome do pai e saio do quarto.

Esse é o nosso ritual diario, faco sem pressa e nao me importa quanto tempo demore, em média 15 a 20 minutos. Faz parte das minhas noites colocar meu filho para dormir dessa maneira, eu gosto e me faz bem.

Quando ele crescer um pouquinho mais, vou ler ao inves de cantar, vou contar historinhas ate que ele adormeca e sair suavemente do quarto para que ele nao se desperte.

E vou fazer mesmo quando ele seja adolescente e me diga: "Mama, eu nao posso dormir, faz um carinho nos meus cabelos?"

Eu adoro ninar.....

Boa noite

Kel

2 comments:

Pri said...

Aiii que delícia!!! É tão gostoso ficar abraçadinha com o bb. E ó, deixa eu te falar: A Clara só dorme sozinha no berço. Eu dou janta, dou um trato (pq banho ela toma a tarde), fico um pouco com ela no colo, dando beijo, acalmando, abraçada. Coloco no berço dou beijo de boa noite e ela fica "conversando" com a Alice até dormir. E não dorme nada bem kkkkkkk.
Então aproveita... faça sempre o que seu coração mandar!!!
Um beijo e aproveita esse "gotosão".

Cris said...

Hmm, que gostoso!!
Eu coloco os meus na cama até hoje.
Antes eu cantava tb, depois lia e hoje sabe o que eles fazem?
A Luana (que ganha mtos livros) lê pra nós, um pedaço, pra treinar.
A gente faz um cafuné neles, reza e coloca na cama.
Eu sou contra bebe chorar no berço.
Tadinhos, aprendem o desamparo só.
Coraçao de mae nao se engana, nunca, né?

Beijos e boa noite!!