Monday, July 12, 2010

Como tirar a chupeta?

Desmamar foi facil (e como ele foi direto para o copinho, nao existe mamadeira para tirar), passar do berço para a cama também foi. O desfralde começaremos mais para frente, depois que ele completar 18 meses pensaremos nisso, mas e a chupeta?

A pediatra ja esta me enchendo o saco, me disse que o melhor mesmo é deixar a criança usar a chupeta até 1 ano e depois elimila-la para nao interferir na dentição, fala e respiração.

Gianluca usa somente para dormir e quando dormindo solta a bendita, quando da falta, acorda sem ela e nao pode encontrar, adivinha o que ele faz? Acorda pai e mae para procurar!

Durante o dia ja sei a hora da soneca quando ele chega perto de mim e pede a "pepeta", ja sei que ele tem soninho e esta na hora de nanar.

Quando eu estava gravida ja tinha prometido a mim mesma que nao iria dar chupeta para ele. Seu primeiro mes de vida se passou e eu passava horas acordada com ele chupeteando meu peito.

Minha mae arrancou ele de mim e me disse que naquele momento eu precisava descansar e que mais para frente pensariamos como tirar a chupeta dele mas passar 1 hora ou mais chupeteando meu peito era ridiculo.

Ok, ele relutou aceitar mas, uma noite aceitou. E agora me parece hora de tira-la.

Eu fico adiando dia apos dia, semana apos semana. Ao mesmo tempo que me sinto mal por nao "levar esse projeto" adiante, tambem penso que nao preciso fazer tempestade num copo d'agua.

Eu chupei chupeta até os 7 anos (nao deixo Gianluca ir até la nem doido) e me lembro que deixei a chupeta porque quis ir dormir minha primeira noite fora e levar a chupeta para casa da minha amiguinha seria sacanear a mim mesma, entao deixei a chupeta para sempre.

Ja assisti alguns episodios da Super Nanny de como tirar a chupeta mas todas as crianças eram maiores do que Gianluca, entao o metodo nao se aplica muito bem a idade dele.

Enfim, meninas, amigas queridas, seu bebe (filho[a]) chupa ou chupou chupeta? Como voce fez para tirar?

Me iluminem a cabeça please?

Beijos e boas semanas

Kel

7 comments:

Flavinha said...

Eu só tenho uma garotinha de 2 anos e meio e com ela tive duas experiências.

Nas duas não tinha qualquer intenção firme de tirar a chupeta, simplesmente aproveitei oportunidade e conveniência.

Na primeira vez, em uma viagem, com exatos 2 anos, quando me dei conta, ela já estava há 2 dias sem chupar a chupeta e aproveitei o embalo. Qdo ela tocava no assunto, desconversava. voltamos de viagem, ela para a rotina dela e eu para o meo trabalho fulminante e minha avó, que acompanhava essa rotina dela, implorou para que eu devolvesse a chupeta, com a alegação de que ela estava muito nervosa. Devolvi e me arrependi, porque ela voltou mais viciada.

Coincidentemente ao seu post, aos 2 anos e meio, fomos para casa de trabalho do paidrasto passar uns dias e qdo me dei conta, novament,e chupeta perdida (glória) e 2 dias sem sentir falta ou reclamar. Qdo ela sentiu falta, fomos na padaria compra rum pirulito. Sim, uma verdadeira troca. E assim tem sido, além de explicações do tipo: vc não é neném, é mocinha, etc e tal... Como agora estamos morando somente ela, paidrasto e eu, as coisas tendem a funcionar melhor.

Não sei como será na idade do seu fofinho, mas com as minhas experiências, aind apenso que a oportunidade a conveniência serem as palavras chave, sem qualquer outra fórmula.

E em tempo: eu sempre fui a favor da chupeta (o pai dela contra, da área de saúde tb), mas só nós sabemos o que elas representam nos primeiros dias de vida e eu ainda repito que pago um bom ortodontista, e em qq outro filho tb oferecerei a chupeta.

Beijos e seu blog é muito bacana!

Cris said...

KEl,

Nós esperamos Lucas desistir dela, e ele mesmo já nos disse que quer entregar para o papai noel, só usa para nanar, mas a questão é que tentamos com 2 anos e foi traumático, ele chorava muito, ficou muito triste, não dormia bem, e decidimos deixá-lo com a chupeta. A mamadeira tiramos depois de 1 ano completo.
Cada criança tem seu tempo, essa é a verdade, e é nesse tempo que devemos nos guiar, para não pressionarmos eles...

Boa sorte nas tentativas...

Fá, Mãe da Ana Luiza e do Gustavo! said...

Kelly, minha pequena AINDA usa chupeta e a pedi dela tb tá me pentelhando por isso. Sério... Mas meu plano é tirar no final do ano. Ou seja, fazer uma troca, ela dar pro Papai Noel.

Beijooosss

Daniely said...

Ja me falaram varias formas, Kel...
Primeiro me vieram com a de primeiro fazer um furo pequenininho e ir aumentando esse furo pq ai a chupeta fica menos prazerosa e eles largam...
Tem gente que usa o cold turkey mesmo, simplesmente tira e enrola a crianca ate esquece-la e tambem ja me disseram que trocar a chupeta por algo que agrade ao bebe, mas ai isso eh usado com criancas maiores.
E tem gente que simplesmente espera a crianca ta preparada pra tirar e as coisas rolam naturalmente.
Mas deixa eu te perguntar uma coisa, independente do que a pediatra fala, voce acha que ele ta preparado pra largar a chupeta? Pois respeitar o tempo dele tbm eh super importante (assim com no desfralde tbm), ele tem algum bichinho de pelucia ou algo pra conforta-lo ao dormir,alem da chupeta? Pq se ele acorda ainda procurando, eh pq ainda tem a associacao de sugar ao sono e ele acabou de passar do berco pra cama, eh muita mudanca pra pouco tempo...
Gabriel so usou chupeta depois de grande pq ou ele descontava a coceira dos dentinhos que estavam chegando no meu peito ou na chupeta pq ele nao pegava mordedor, mas me arrependi de ter dado pq eu sempre fui contra e ficava aquele conflito na minha cabeca. Ele tbm nunca usou mamadeira... foi direto pro copinho... ja com Rapha, nao ofereci chupeta, ja pensando na dificuldade de tira-la depois.
Espero que voce tenha sucesso ai na remocao, qualquer coisa, passa a chupeta do Giani pra Aayla kkkkkkk ela que acabou com as chupetas do biel kkkkkkkkkkkkkk
beijooos

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) said...

Oi Querida!
É importante vc dar uma pesquisa se ha algum metodo pra tirar a chupeta sem ser agressivo pro seu filho e tb sem prejudicar seu soninho.
Davi nunca gostou de chupeta e por isso eu tô por fora. Na escola eles tb dizem que devemos tirar com 1 ano. Qto mais velho mais dificil e mais traumatico!
Beijocas e boa sorte

Adriana said...

Ola Kelly, a minha experiencia apesar de ja ser antiga creio ser válida. o Fabio mais velho deixou a chupeta com 3 anos de livre vontade e em nada estragou a dentição dele...a Isabela nunca chupou chupeta e usou aparelho porque tem o palato muito fundo e pouco espaço para a segunda dentição pelo fato de ela ser alergica e respirar pela boca, o Gabriel chupou chupeta ate os 4 anos e largou sozinho, vai por aparelho nos dentes porque os dentes nasceram muito grande para o espaço da boca. De acordo com varios dentisas consultados na Europa e no Brasil, o problema dentario e uma predisposição genetica...e a chupeta pouco tem a ver com problemas dos dentes nascerem tortos. Deixa seu filhote decidir a hora que quer largar, ele ja faz coisas que muitos bebes na idade dele nao fazem, meu conselho siga seu instinto, nada melhor do que voce para encontrar uma maneira suavae de tirar a chupeta e parece que chupa tao pouco....Um grande beijinho carregado de energias positivas

Andreia Sousa said...

Se eu pudesse abolia a chupeta da face da terra!Chupeta pra mim é um "mau" desnecessário...além de fazer a criança ficar viciada(dá um trabalho dando pra tirar) ela é prejudicial pra saúde dentária da criança,por mais que a mãe diga ter cuidado e higiene isso não vai evitar que a chupeta prejudique na dentição da criança(dentes tortos) e nem na fala (também prejudica muito) além das cáries que ela pode deixar nos dentinhos de leite que estão nascendo!!
Bom..eu achava mil vezes melhor tirar...mas vc é a mãe e mãe é mãe!
beijos