Wednesday, April 13, 2011

Terrible Two - Os Terríveis Dois Anos



Roubaram meu Gianluca! Levaram meu menino doce, passivo e educado e deixaram no lugar um capeta, que chora, esperneia, grita, se joga no chão, chuta e fala NÃO para exatamente tudo.

Já sabemos que ele esta atravessando a fase do NÃO. Tudo é NÃO, das mais comuns atividades do cotidiano até aquela brincadeira que ele adorava. Neste momento tudo é chato tudo é NÃO.

Tomar banho, escovar os dentes trocar de roupa… parecem ser os piores métodos de tortura do mundo. Gianluca virou outra criança.

Agora ele começou a me agredir, nunca bati nele, não que não tenha me faltado vontade, mas violência gera violência e não resolve o problema, do nada ele manda cada tampa, bastou fazer algo que ele não queira que lá vem cacetada, da parte dele, claro e as maiores vitimas? “Nós, os pais”!!

Coloco de castigo, deixo de dar algo que ele gosta de comer como forma de punição, não deixo ele ver TV ou tento conversar. Explico, converso, mas ele continua sendo o mesmo pirracento.

Sabe o que é mais engraçado? Com as pessoas da rua ele é o menino mais doce e simpático do mundo. Cheio de sorrisos, de caras, de olhares, todo mundo me fala que ele deve ser o menino mais tranqüilo do mundo! Ah tá!

Andei pesquisando na Internet, lendo alguns blogs, alguns grupos de discussões e isso foi o que aprendi: Paciência, firmeza e determinação ajudarão a superar essa fase.

No meio de todo esse stress, o que resta de unânime é a certeza de que crianças precisam de AMOR, DIALOGO, ATENÇAO DISCIPLINA E LIMITE.

E o velho conselho de que isto é uma fase e vai passar, que EU e você só precisamos ter MUITA PACIÊNCIA, que eles crescerão e tudo isso será passado.

E você, passa ou passou por isso?

Beijos e boa semana

Kel

5 comments:

Vivian said...

é isso aí amiga, paciênnnnnnnnncia !!! rs
saudades
bj

Rêca Zucher said...

Amiga, é bem isto mesmo, paciência,amor e disciplina.
Luiza passou por isto e foi o periodo em que ela mais pensou no degrau rs...
Bjs!

Adriana said...

Ola, posso te dizer qeu ja passei por 3 vezes...ter paciencia nao e facil mas e o melhor....mas as vezes dava uma vontade de dar uns bons tapas na bundinha deles....mas nosso papel e educa-los com base no dialogo e nao nos tapas. mas vai passar, ja veras e sentiras saudades do tempo que o maior problema que tinhamos eram as birras. Beijinhos carinhosos carregados de energias positivas do outro lado primaveril do oceano

Priscila said...

Oi Kel, sempre leio, mas nunca comento...mas hj me vi em seu post, rsrs...A minha filha. Beatriz, tem 3 anos e ainda tenho esse problema com ela...na escola é uma santa, a mais educada da turma, me diz a prof...mas é só me ver que começa...pede tudo chorando, birra atrás de birra...sinceramente é muito triste e cansativo e tbém não sei o que fazer... vou seguir tentando buscar a tal paciência, rsrsr. Bjos e boa sorte por aí.

Cris said...

Passei duas vezes, já, amiga, e prestes a passar pela terceira, pois Analu já fez 1 ano, logo mais faz 2.

E, alem de muita atençao e amor, paciência e limites sempre.

Passa, sempre passa!

Bjao!!