Thursday, July 30, 2009

Atividades para bebês

Meu bebê ainda é pequenino, mas nos intervalos das sonecas eu sempre procuro brincar com ele. Resolvi procurar na internet algum tipo de atividade para bebês e encontrei esse texto que achei bem bacana, por isso resolvi compartilhar.

Atividades para bebês
Nas primeiras seis semanas de um bebê, ela começará a reconhecer quem é sua mãe; será estimulada pelos sons mais altos e audíveis, e escutará as vozes das pessoas mais próximas.
Durante os três primeiros meses de uma criança, ela aprenderá a sorrir; mostrará interesse pelas coisas à sua volta, se divertirá observando o rosto das pessoas, e começará a acompanhar o movimento de coisas ou pessoas com seus olhos.

Os bebês precisam de estímulo e da nossa resposta desde o momento do seu nascimento. Isto pode ser feito brincando, compartilhando atividades, conversando, rindo e cantando juntos. Se um bebê fizer um som ou um gesto, as crianças mais velhas podem repeti-los para ele. É assim que os bebês aprendem a se comunicar.

As relações ternas e afetivas são vitais para o desenvolvimento físico, social e emocional infantil. Pegar, abraçar, sorrir e conversar com o bebê ajuda-o a crescer e sentir-se seguro. Aqui estão algumas sugestões de brincadeiras que o responsável ou as crianças mais velhas poderiam usar com bebês de até dois anos de idade.


* Amarre ou pendure objetos como colheres, por exemplo, perto de onde o bebê fica deitado, para que ele possa alcançá-los e segurá-los.
* Diga o nome do bebê ou bata palmas, para que o bebê olhe para ver de onde o som está vindo.
* Cante para ele e embale-o ao ritmo de uma canção. Dê uma volta com o bebê no colo e diga os nomes dos objetos. Mesmo que um bebê não responda a este tipo de estímulo no início, é importante continuar falando e cantando para ele.
*Assim que o bebê começa a entender e usar a linguagem, ele gosta de brincar usando as palavras: “Onde está meu nariz?” ou “Encontre a xícara”.
* Dê ao bebê objetos lisos e peça-lhe que os devolva e os passe de uma mão para outra. Use objetos grandes o suficiente para evitar que o bebê os coloque na boca e se engasgue.
* Brinque com os dedos do pé e da mão do bebê.
* Incentive o bebê a bater palmas e a abanar para dizer “tchau”.
* Faça-lhe uma bola macia para jogar.
* Dê-lhe dois objetos e segure mais dois. Bata com os objetos um no outro e veja se o bebê consegue copiá-lo.
* Dê-lhe uma caixa e objetos de tamanhos diferentes para colocar dentro dela e tirá-los.
* Esconda algum objeto dentro de uma xícara ou de um pedaço de pano na frente do bebê e veja se ele consegue encontrá-lo.
* Faça um boneco de pano velho e encha-o com pedaços de pano, plástico, grama seca ou papel. * Costure bem o buraco para fechá-lo. Conte histórias sobre o boneco para o bebê.
* Desenhe na areia ou no barro com uma vara ou o dedo e veja se o bebê consegue copiá-lo.
* Mostre ao bebê um animal ou a figura de um animal, faça o som que o animal faz e incentive o bebê a repetir os sons.
*Incentive o bebê a se alimentar sozinho.

Eu me divirto muito com as descobertas do Gianluca diariamente e adoro estimulá-lo e falando a verdade, qual é a mamãe que não gosta?

Beijos

4 comments:

Daniely said...

No inicio eu peguei uma lista tbm de atividades pra estimular. Eh mega divertido! A que eu tenho eh um pouco diferente e eh por fases do bebe, se quiser, depois posso te passar.
Beijoooos

Cris, mãe dos Lus said...

É bom, né?
Muito bom!
Beijos em vcs!

Catherine said...

Miga..amei essas atividades...
ja copie...hehe..e brigada pelo selinho...
adoro vc..bjao

***... Nana e Nenê ...*** said...

Eh gostoso demais, neh? Cada descoberta... Cada sorrisinho... Pode ser pouca coisa pra qm tá de fora, eu babo demais... Fico hoooooooras maravilhada com minha princesinha descobrindo e conquistando o mundo... Legal demais as atividades... Uma coisa que já li.. Sobre pendurar objetos.. Que é melhor pendurar de lado do que em cima... Que os bbs preferem...