Wednesday, October 28, 2009

O sono do Gianluca

Assunto delicado, mas vamos la.

Gianluca quando nasceu, trocava a noite pelo dia. Como deve ser normal e muita gente me falou, eu pacientemente esperei os primeiros dias e fiz tudo o que eu poderia imaginar para ele que desvirasse, adotei a cama compartilhada e virei o mundo em troca de informaçoes, mas de nada adiantou, quando completou 1 mes, ele mesmo desvirou e passou a dormir mais a noite e menos durante o dia.

Menos durante o dia? Nada durante o dia. Ele nao queria dormir de maneira alguma, vivia tirando cochilos de gato no sofa, isso mesmo. Dormia super pouquinho e somente se eu estivesse junto. Resultado, passava o dia deitada no sofa com meu bebe, assim ele podia tirar seus cochilos e eu escutava menos choro, mas nao podia fazer nada o dia todo.

Quando Gianluca completou 6 semanas, minha mae o tirou da minha cama, disse que ele ia dormir no berço dele, no quarto dele, se nao eu nunca mais teria sossego.
Deu trabalho e foi necessario muito paciencia, mas ele passou a dormir no seu berco e a tirar sonecas mais longas la tambem.

Mas dormir a noite era um desgaste mortal. Eu nao queria dar chupeta e minha mae também meteu a chupeta na boca dele e ele passou a chupetear menos meu peito. Nao posso esquecer de mencionar que ele sofreu de colicas ate completar 3 meses e 1 DIA. Que inferno.

Durante 3 meses nao teve uma noite que dormi 4 horas direto, eu me deitava e levantava exausta. Sem contar as mamadas que as vezes eram de 2 em 2 horas e eu simplestente vivia arrastando para la e para ca.

Dai encontrei a Nanda do Rio na net, li que ela tem um filho que dorme maravilhosamente bem e começamos a trocar e-mails. Comprei o livro da Tracy Hogg e passei incansavelmente a ensinar meu filho a dormir.

Foi uma tarefa ardua de dias e ele até melhorou, dormia das 21:00 as 9:00 hrs acordando umas 4x para mamar, mas o que era bom durou pouco e eu nunca mais consegui coloca-lo na cama nesse horario, nao sei o que aconteceu, eu seguia rotina mas ele nao quis mais.

Nao tem jeito, ele tem o jeito dele de dormir e por mais que eu tente, nao da para coloca-lo antes das 21:30 ou 22:00 na cama, antes disso sera somente stress e briga. Eu ainda nao entendo como existem bebes que vao para cama as 19:00 hrs. Meu Gianluca so pode ser de Marte.

Ele dorme geralmente as 22:00 ate 8:30 ou 9:00 hrs acordando 3x para mamar. Durante o dia dorme 45 minutos de manha, 2 horas depois do almoco e mais 45 minutos de tarde, so! O resto do tempo ele quer brincar, quer bagunça, quer atencao.

Adora brinquedo que faz barulho e se movimenta. É tranquilo, mas é ativo. E nao gosta de dormir, ponto final. Que posso fazer?

Nao esta otimo, mas esta melhor do que ja foi, entao nao posso nem ter o direito de reclamar.

Meu aniversario esta chegando e marido ja me ofereceu varios presentes. Mas o que eu quero mesmo ele ainda nao ofereceu e acho que vou pedir. Quero uma noite fora de casa, num hotel aconchegante, SO PARA MIM para que eu possa dormir 24 HORAS DIRETO.

Beijos

Kel - A cansada!

4 comments:

Daniely said...

Kelly,

Pelo que voce descreve sobre o horario de dormir dele, ate que nao ta tao mal, quando voce comecar a introduzir os solidos e ele estiver com 3 refeicoes fixas (cafe da manha, almoco e jantar) o numero de mamadas tende a diminuir e quem sabe ai ele passa a acordar menos vezes a noite? Te digo isso pq aos seis meses, quando introduzimos os solidos, Biel deixou de acordar pra mamar e passou a dormir realmente a noite inteira.
Voce ja procurou a comunidade no orkut "Solucoes para noites sem choro"? Com certeza la podem te ajudar com isso.
Espero que voce logo mais possa ter uma noite inteira de sono, querida.
Beijao

Cris said...

Kelly,
Eu tb achei que ele dorme bem, até.
E as mamadas diminuem mesmo, com o papá. Sabe o que eu tava falando esses dias com a Dany, sobre tirar leite com máquina de leite, e deixar na mamadeira, assim, o papai pode ajudar intercalando, tu tentou?
Tem gente que não gosta, claro, de mamadeirinha. Eu fazia com Lucas, porque ele tinha refluxo, e era cansativo demais, o dia e a noite com ele. E a Lu foi CC, pra nao cansar muito, porque entendo que sono assim, a gente acorda pior ainda, né?

Beijos!!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) said...

Kelly querida!
Fiquei feliz e orgulhosa por ter sido mencionada no seu blog, mas tristinha por saber que vc anda cansada!
Olha, eu acredito piamente que dormir seja um hábito. Mesmo que inicialmente ele reclame e cause um stress é importante passar por isso para que ele supere.
Eu apliquei o metodo com o Davi e ele está adaptadinho, mas não foi nada facil. Alguns dias foram beeem difícieis, mas o resultado é compensador.
Não desista e, mais uma vez, quero que vc conte MESMO com a minha ajuda!
Na minha visão Giane dorme super bem de dia e precisa deixar de acordar a noite pra mamar todas essas vezes. Ele é grandão e com certeza está acordando por hábito e não por fome.
A saida é dar mamadeira (com leite materno ou não) no final da tarde e antes dele dormir por duas razões:
1- Seu marido ou qq pessoa poderá te ajudar.
2- Vc terá certeza que ele mamou uma quantidade suficiente pra passar a noite. No peito vc nunca vai saber.
Na minha visão ele não está conseguindo retormar o sono sozinho quando desperta de madrugada e vc interpreta isso como fome. Se der mamá, claro que ele vai mamar, mas certamente não precisa desse leite pra continuar a noite.
Podemos conversar melhor via msn!
O meu é nandagomes@ibest.com.br
Beijocas e fique bem

Pri said...

Todo mundo vai te dar um monte de dica, mas como mãe de um de 5 anos que só dormiu com 4 eu te falo: Daqui 4 anos melhora. Ou 5. tem criança que melhora com 5.
É desanimador mas passa. Por isso acho que ter mais um filho é bom, pq daí vc não consegue nem pensar em dormir.
Eu estou morrendo de sono, mas a Clarinha ainda me ajuda dormindo por uma semana seguida a noite toda ou acordando uma vez apenas. Depois nas outras duas semanas ela acorda bastante. Mas vai passar. Ah se vai. Tem que passar. (mentalizando forte para acontecer).
Beijos e se cuida. Pede pro Oscar ficar com ele umas duas ou três horas no final de semana para vc dormir. Dá uma melhorada legal!!! Mas só uma coisa: DURMA. O bebê vai ficar bem com o pai. Eu nunca tive coragem de deixar Mi com o João e por isso não dormia. Me arrependo. Beijocas e melhoras!!